Open Source Sofware

Busca




01.09.11 16:10

Atuando desde o início do mês de julho, os 50 orientadores de trânsito contratados pela Ação visa conscientizar população para o respeito à faixa (Fotos: Alejandro Zambrana)Prefeitura de Aracaju para compor o quadro de funcionários da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já estão sendo reconhecidos pela população. A atuação dos agentes está sendo avaliada de forma bastante positiva.

Conhecidos como Agentes da Cidadania, os orientadores estão atuando em pontos estratégicos da capital, onde há um maior fluxo de carros e constante travessia de pedestres. Na avenida Pedro Valadares, no bairro Jardins, oito orientadores fazem o trabalho para organizar o tráfego.

A auxiliar de enfermagem Kelly Santos aprova a iniciativa e diz que depois que os orientadores começaram a atuar já deu para notar a diferença. "O trabalho dos orientadores é excelente. Em geral, os motoristas não respeitam os pedestres. Agora, a gente consegue atravessar mais rápido, além de ser mais seguro", afirma.

Para o aposentado Valmir dos Santos, essa foi a melhor providência que a Prefeitura tomou Simone Santana e seus dois filhos atravessaram em segurançapara iniciar uma mudança de consciência nos condutores de veículos da capital. "Infelizmente, ainda tem muita gente que não obedece à sinalização. Essa medida vai beneficiar as pessoas que precisam se deslocar pelas ruas da capital a pé, para que façam seus trajetos em segurança", destaca.

Já a cabeleireira Simone Santana ficou satisfeita ao ver os orientadores atuando. "É a primeira vez que estou vendo esse sistema diferente. Para a segurança da gente é bem melhor. Se eles não estivessem aqui, certamente eu iria demorar mais tempo para consegui atravessar. Esse é um investimento muito bom", avalia Simone, que atravessou na faixa com os dois filhos sob o olhar atento do orientador.

Responsabilidades

Sempre vigilantes, os orientadores de trânsito de Aracaju são responsável por organizar o Kelly Silva aprovou a iniciativafluxo de veículos e de pedestres, para que todos possam fazer seus trajetos de forma segura e sem contratempos. Segundo o orientador Everton dos Santos, além dessa tarefa de controlar o tráfego, os profissionais operam ainda como educadores, pois trabalham na conscientização tanto dos condutores como dos pedestres.

Para Everton, o trabalho que ele desenvolve tem um papel fundamental na mudança de comportamento daqueles que diariamente se deslocam pelas ruas da cidade. "Essa é uma questão de adaptação da sociedade. Com este trabalho, podemos facilitar a mobilidade, a segurança do pedestre e ao mesmo tempo orientar os condutores", explica.

Ele acrescenta também que o processo de educação é gradativo, e que resultados mais Everton Santosduradouros serão conquistados ao longo do tempo. "Mas já podemos perceber um sensível mudança nos locais em que estamos atuando. Os motoristas na maioria das vezes estão colaborando e os pedestres agradecem sempre, pois ajudamos na travessia", acrescenta o condutor.

Seletos

Os 50 orientadores de trânsito de Aracaju foram selecionados através de um concurso público, divulgado em edital amplamente divulgado. A seleção foi feita através das aptidões dos candidatos, que consistiu na análise de títulos e competências ligados diretamente ao trânsito.

Feita a seleção, os candidatos selecionados participaram de um curso de capacitação, onde receberam orientações sobre o serviço que iram desempenhar. Everton comenta que além o treinamento, os orientadores participam de reuniões constantes para avaliar o trabalho. "Isso é feito para garantir o melhor serviço oferecido à população", garante.

Consultas SMTT

Selecione a opção de consulta desejada abaixo

Consultas SMTT

Para consultar o andamento de sua contestação digite o Nº do protocolo abaixo

Nº do protocolo para consulta:

Contatos

banner-fala-cidadao3

Itinerário e Horário dos ônibus

Gostaria de mais informações sobre alguma linha de ônibus em especial? Selecione abaixo a linha desejada ou digite no box parte da trajetoria

Selecione a linha de ônibus

OU

Digite parte do trajeto

> Ver todas as linhas de ônibus